É complexo blindar minha rede híbrida?

A tendência do mercado atual é, cada vez mais, que os negócios dependam do suporte a #tecnologias de rede, como computação em nuvem, mobilidade e internet das coisas (IoT). Isso porque essas tecnologias oferecem flexibilidade e agilidade, assegurando a competitividade entre as empresas em um mercado que a cada dia fica mais global. Mas como garantir a segurança dessas redes a fim de proteger dados e a infraestrutura?

Ao passo em que os #cibercriminosos estão cada vez mais profissionais em seus ataques, que são cada vez mais frequentes e prejudiciais, a segurança é um item de necessidade básica para qualquer empresa que preze pelo seu negócio.
Segue algumas dicas para ajudar a sua empresas a proteger suas redes:

Segurança a partir da #nuvem: o conselho aqui é usar soluções de proteção na nuvem para bloquear dados suspeitos antes mesmo de eles chegarem aos usuários finais. Dessa forma, a empresa se protege de ameaças de segurança em todas as pontas de sua infraestrutura de #TI, incluindo os dispositivos móveis.

Autenticação de múltiplos fatores: é recomendado o uso de uma gestão de identidade e acesso (#IAM – “Identity and Access Management”), que permite aos funcionários e parceiros previamente selecionados acessar a nuvem e aplicações a partir de qualquer dispositivo e usando um único login.

Protegendo #dados em ambientes públicos: é vital que a empresa proteja dados sensíveis (como registros de clientes, por exemplo) com criptografia ou por token antes de eles serem processados ou movidos entre uma nuvem pública e uma privada.

Cuidando da internet das coisas (IoT): dispositivos que estão funcionando com a #IoT podem ser pontos fracos da cadeia de segurança, uma vez que, ao considerar o número de dispositivos que são usados, os perigos de protocolos inseguros e firmwares não corrigidos aumentam (e muito). ⠀

Virtualizando redes mais dinâmicas: será possível prover diferentes tipos de appliance de segurança virtuais em resposta às ameaças usando um plano de controle baseado em Virtualização das Funções de Rede (#NFV), tudo em tempo real.